Empada de Batata e Alho Francês (GF)


Tempo de Preparação: 1h30

Dificuldade: Fácil


Ingredientes Massa:

. 300gr farinha de aveia

. 5gr fermento em pó

. 150ml bebida de aveia

. 80gr margarina vegetal

. 1 colher café de sal


Ingredientes Recheio:

. 150ml caldo de legumes

. 80gr alho francês

. 1 colher sopa de amido de milho

. 1 colher sopa de azeite

. 300gr batata

. pimenta preta q.b.

. sal q.b.

. tomilho q.b.


Ingredientes para pincelar:

. 10ml bebida aveia

. 1 pitada corcuma


Preparação Massa: Juntar todos os ingredientes numa taça e amassar bem. Fazer uma bola e envolver em papel aderente. Reservar no frigorífico enquanto se prepara o recheio.


Preparação Recheio: Descascar as batatas e cortar ao comprido e depois em fatias finas (3mm). Cozer as batatas num tacho durante 4 a 5 minutos e escorrer. Cortar o alho francês em rodelas. Aquecer o azeite num tacho e saltear o alho francês até amolecer. Adicionar o amido de milho e envolver e adicionar o caldo de legumes e mexer bem até engrossar. Juntar as batatas cozidas e temperar. Envolver bem.


Montagem: Forrar uma forma de fundo amovível com papel vegetal. Dividir a massa em dois. Estender com o rolo, cada metade. Dispor uma massa na forma, colocar o recheio, e calcar com uma colher. Dispor por cima a outra metade da massa e selar as pontas com um garfo ou sobrepondo com os dedos, a parte inferior, na superior.

Numa taça, misturar os ingredientes para pincelar, e pincelar por cima da empada. Fazer um corte ao centro ou vários dispersos, para sair o vapor enquanto cozinha.

Assar no forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 a 30 minutos.


Disfrutem desta Versão Verde e Bom Apetite!!!

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Salada César com Nuggets de Tofu

Tempo de Preparação: 25 minutos Dificuldade: Fácil Doses: 2 Quando pensamos em salada César, pensamos em frango panado ou grelhado, mas garanto-vos que com esta receita 100% vegetal, não vão sentir fa