Salada César com Nuggets de Tofu
Tempo de Preparação: 25 minutos
Dificuldade: Fácil
Doses: 2
Quando pensamos em salada César, pensamos em frango panado ou grelhado, mas garanto-vos que com esta receita 100% vegetal, não vão sentir falta de nada. O difícil, é parar de comer!
A minha versão do molho é muito leve e cheia de sabor, que complementa os restantes ingredientes, que são bastante simples.
Ingredientes:
. 1 alface romana
. 1 punhado de agrião
. 1 chávena de croutons
. 1 bloco de tofu
. 1/2 chávena de farinha de grão
. 1 c. de café de açafrão
. 1 chávena de água
. 1 chávena de panko ou pão ralado
. Sal e pimenta q.b.
Ingredientes para o molho:
. 1 iogurte de soja
. 1 c. de chá generosa de mostarda dijon
. 1 c. de sopa de azeite
. 1 c. de sopa de xarope de ácer (ou agave)
. 1 c. de chá de vinagre balsâmico
. 1 c. de café de sal
. 1 c. de café de pimenta preta
Preparação:
. Comece por pré-aquecer o forno a 180°C.
. De seguida prepare tudo para panar o tofu. Numa taça, coloque o panko. Noutra taça, prepare o polme, coloque a farinha de grão, uma pitada de sal e pimenta, o açafrão e vá juntando a água aos pouco até ficar uma consistência leve mas que consiga ficar colada ao tofu.
. Corte o tofu em tiras (ou se preferir, em quadrados) e passe no polme e de seguida no panko.
. Disponha o tofu panado num tabuleiro forrado, e leve ao forno cerca de 15 minutos (virando a meio).
. Enquanto o tofu está a cozinhar, junte os ingredientes todos do molho numa taça e mexa bem. Ajuste ao seu gosto.
. Agora basta colocar numa taça grande, a alface e o agrião previamente lavados e. Colocar os coutons e o tofu por cima. Regar generosamente com o molho e servir.
Dica:
. Se preferir pode envolver a alface e o agrião primeiro no molho, e só depois juntar os croutons e o tofu.
. Se preferir não panar o tofu, pode simplesmente tostar no forno, temperado com sal e pimenta.
Disfrutem desta Versão Verde e Bom Apetite!!!